quarta-feira, 2 de maio de 2007

Editora Senac Rio lança Caderno de Tendências Verão 2008


Para apontar tendências de mercado do próximo verão, a Editora Senac Rio lança o Caderno de Tendência, em sua versão Verão 2008, organizado pela jornalista Iesa Rodrigues. O lançamento da 12ª edição do Caderno foi no dia 25 de abril, durante o seminário “Tendências de Verão 2008”, promovido pelo Centro de Tecnologia em Moda do Senac Rio.

O tema central da nova edição é “Requinte”. É o luxo sutil, acessível, sem preços absurdos e que pode ser percebido nos detalhes: estampas florais delicadas, drapeadinhos, brilhos e cabelos enfeitados, conferindo um ar requintado ao que está se vestindo. O luxo ficou democrático e pode se expressar tanto nos tecidos naturais quanto em pequenos detalhes, como cristais e aplicações em uma camiseta básica. Parte do requinte que dá o tom do verão 2008 tem origem no culto à Maria Antonieta, rainha francesa retratada no filme da cineasta americana Sophia Coppola.

As tendências exploradas no Caderno são fruto da pesquisa e da análise do que surge pelo mundo, do que o mercado espera vestir e da realidade brasileira. O tema principal de cada edição é debatido por pesquisadores do Senac Rio e avalisado por cerca de trinta empresas do mercado de moda carioca. A edição atual está dividida em quatro temas: “Nobreza da Moda”, “Império dos Naturais”, “Espírito Heróico” e “Esporte Sofisticado”. Cada capítulo apresenta informações sobre moda feminina, masculina, infantil, praia, ativa, além de lingerie e de acessórios. Para ilustrar, há fotos de desfiles internacionais, cartelas de cores, desenhos técnicos e estamparias exclusivas.

No capítulo “Nobreza da Moda”, na qual impera Maria Antonieta, a nobreza francesa rende ao verão brasileiro um jeito leve e florido. São corselets, decotes drapeados e saias com algum volume. Em “Império dos Naturais” está presente o uso do algodão e de linhos. O estilo natural ou zen se traduz em cores neutras, formas soltas e transparências. O “Espírito Heróico” busca inspiração em brinquedos, heróis e vilões. Há presença de cores fortes dos quadrinhos e das personagens de cinema. O resultado é um estilo que vai bem tanto com o jeans, quanto na moda praia e na noite. Para finalizar, “Esporte Sofisticado” apresenta o conforto e a praticidade, características comuns nas roupas dos atletas. Sanfonados e listras estão no arremate de casacos, jaquetas e regatas feitas em tecidos diversos.

Nenhum comentário: